Tucano Woods: as bicicletas artesanais de Ilhabela

tucano

Não tem como se deparar com as bicicletas de madeira da Tucano Woods e esta marca criativa sem querer saber mais sobre as criações. Foi assim com quem escreve este blog e é certo que seria com vocês. A marca é recém nascida, mas já mostra toda sua personalidade e objetivo. Quem nos apresenta as bikes de madeira e feitas à mão é o casal Sara e Felipe.

Vamos acompanhar nosso papo? 

Ilha adentro: Como nasceu a Tucano Woods? Nome e proposta? Já faz um tempo que andam matutando sobre a ideia?

Tucano Woods: Eu, Felipe, sempre tive o sonho de fazer bicicletas e o projeto inicial desde que nos mudamos para Ilhabela (2011) era produzir bikes de bambu e madeira. E nos passeios que fazia de bicicleta sempre via tucanos nos bambuzais, e isso me chamava a atenção. Foi assim que surgiu o nome para a empresa.

Quem está por trás da marca? Como é o processo de desenvolvimento dos produtos?

TW: Felipe Olivari comanda o desenho e produção, Sara Prato toma conta da administração e Marcus Kawamura gerencia a publicidade, artes gráficas e marketing. Quanto ao desenvolvimento, fica a cargo do Felipe todo o processo: é quem desenha, corta a madeira e faz toda a montagem.

pecas

Ao que aparenta, tudo é super sustentável… Nos contaria um pouco sobre os materiais?

TW: A ideia era fazer uma bicicleta diferente das que existem no mercado nacional, usando formas geométricas simples e com material nobre, como a madeira.

Para quais idades as mini bikes são recomendadas? Como é a reação delas ao usar uma?

TW: A balance bike é recomendada para crianças entre 2 a 5 anos. A partir dos 5 anos a criança já tem tamanho e equilíbrio para andar numa bicicleta convencional com pedais e sem rodinhas laterais. A reação é natural e instintiva. Elas sobem e começam a caminhar sentados sobre a bicicleta, e aos poucos vão adquirindo confiança e equilíbrio, tentando ficar o maior tempo possível sem os pés no chão.

fotos_tucano

Contem para gente… A inspiração também veio de um filho ou filha em casa?

TW: Com toda certeza! Eu e a Sara temos uma filha de 3 anos, e foi nosso incentivo para começar o projeto. Cada vez que ela via uma bicicleta ficava louca e tentava subir, mas pedalar era sempre muito difícil, pois todas as bikes ficavam grandes para ela. Na Europa e EUA, já usam muito este tipo de bicicleta e aqui no Brasil ainda é novidade. Fizemos a primeira para ela, que curtiu tanto, que nos animamos a começar a produção das balance bike.

meninas
Muitas outras crianças da Ilhabela agradecem pela experiência ter dado tão certo! A produção já está a toda e os pedidos sendo montados um a um na oficina do Felipe. Quem aí se animou a encomendar uma para o filhote?

Aqui vão os contatos para acompanhar o desenrolar do projeto e fazer seu pedido:

Anúncios

Um comentário sobre “Tucano Woods: as bicicletas artesanais de Ilhabela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s